LOS ANGELES (Reuters) - O jornal The Hollywood Reporter, em sua lista anual Power 100, identificou na sexta-feira a apresentadora de TV americana Oprah Winfrey como a mulher mais poderosa no mundo do entretenimento. Winfrey, cujo talk show Oprah começou a ser transmitido nacionalmente por várias emissoras há 22 anos, exerceu um papel na vitória do presidente eleito Barack Obama, endossando sua candidatura ainda em sua fase inicial e apoiando-o ao longo da campanha.

Elizabeth Guider, editora do Hollywood Reporter, comentou a "imensa influência cultural" de Winfrey e disse que ela talvez seja "a mulher mais influente da América".

Oprah, que tem 54 anos, saltou da 6a posição na lista de 2007 do jornal especializado para No. 1 este ano. O Hollywood Reporter observou que um estudo feito por economistas da Universidade de Maryland concluiu que o apoio da apresentadora a Obama valeu ao presidente eleito mais de 1 milhão de votos em todo o país.

A produtora de Oprah, Harpo Inc., faturou 345 milhões de dólares no ano passado. Ela preside um império que inclui seu programa de televisão, uma revista e uma loja online.

Anne Sweeney, presidente do Disney-ABC Television Group, foi a segunda colocada na lista, que encabeçou no ano passado. Sweeney chefia as divisões de jornalismo, entretenimento e programas diurnos de sua empresa, além de seus ramos de TV a cabo e editorial.

Amy Pascal, presidente do Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group, é o terceiro nome da lista.

Outras mulheres presentes na lista incluem a atriz Angelina Jolie, na 24a posição, que fortaleceu sua imagem pública com seus trabalhos filantrópicos; a humorista Tina Fey, na 51a posição, em parte por ter representado o papel de Sarah Palin, a candidata vice-presidencial republicana deste ano, em esquetes de TV que ganharam popularidade imensa durante a campanha presidencial, e a popstar de 16 anos Miley Cyrus, que tem uma franquia da Disney construída em volta dela e que completou a lista, na centésima posição.

As Top 10 mulheres da lista Entertainment Power 100 são:

1.Oprah Winfrey, presidente da Harpo Inc.

2.Anne Sweeney, presidente do Disney-ABC Television Group e co-presidente da Disney Media Networks

3.Amy Pascal, presidente do Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group e co-presidente da Sony Pictures Entertainment

4.Nancy Tellem, presidente do CBS Paramount Network Television Entertainment Group

5.Stacey Snider, co-presidente e executiva-chefe da DreamWorks

6.Bonnie Hammer, presidente da NBC Universal Cable Entertainment e da Universal Cable Productions

7.Judy McGrath, presidente e executiva-chefe da MTV Networks

8.Mary Parent, presidente do MGM Worldwide Motion Picture Group

9.Dana Walden, presidente da 20th Century Fox Television

10.Nina Tassler, presidente da CBS Entertainment.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.