Oposição quer exaurir CPMI para judicializar investigação

BRASÍLIA - Partidos de oposição se reuniram na casa da presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), para tratar de estratégias de atuação na comissão. A idéia dos oposicionistas é acelerar a votação dos requerimentos que convocam autoridades e pedem informações. Com a perspectiva de ter os principais pedidos negados, o passo seguinte será judicializar as investigações.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

"Tudo o que negarem, entraremos com recurso no plenário do Congresso", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). "Não deixaremos de judicializar nada", completou. Na reunião, oposicionistas também discutiram como será feita a auditoria nos documentos do Ministério do Planejamento, relativos aos gastos com cartões corporativos do Executivo. Segundo o deputado Índio da Costa (DEM-PA), mesmo que seja entregue uma carreta de documentos, a oposição centrará fogo nos dados de 2003 a 2007.

Ainda na reunião, oposicionistas discutiram que tipos de questionamentos serão feitos para os ministros Altemir Gregolin (Pesca) e Orlando Silva (Esportes) e para a ex-ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Social). A intenção é buscar dados mais concretos e contundentes em relação às denúncias que já foram apresentadas.

Questionada sobre o fato de se reunir somente com parlamentares da oposição, a presidente da CPMI negou estar sendo parcial. Segundo Marisa, pode haver uma reunião também com membros do governo. Ela ainda justificou o encontro dizendo que a oposição está preocupada com o fato de todos os requerimentos por eles considerados importantes estarem sendo rejeitados.

Por fim, a presidente, que se reúne na tarde desta quarta-feira com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), disse que vai buscar o apoio dos presidentes da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), para obter dados do próprio TCU e dos demais órgãos que lidam com dados dos cartões corporativos.

Lei amais sobre: CPI dos Cartões Corporativos

    Leia tudo sobre: cpi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG