Operação do Bope detém cinco no Morro da Providência

Cinco pessoas foram detidas durante a operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, para implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A incursão começou às 8h30 e, de acordo com informações de policiais, não houve troca de tiros. Pelo menos dois dos detidos estavam com drogas.

Agência Estado |

A operação faz parte da primeira das três fases de implantação de uma UPP na favela mais antiga da capital fluminense. Ao todo, três comunidades serão beneficiadas diretamente pela ocupação: Favela do Morro da Providência, Favela Pedra Lisa e Favela Moreira Pinto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000, dez mil pessoas moram no núcleo e no entorno destas comunidades.

Segundo a PM, a ocupação que se inicia hoje é a primeira de nove UPPs que deverão ser inauguradas este ano, todas localizadas no centro e na zona norte da cidade, o que vai totalizar nesta etapa 120 mil pessoas diretamente afetadas. De acordo com o governo do Estado, o Complexo da Providência, devido à localização estratégica, foi uma das primeiras áreas estudadas para receber uma UPP.

Leia mais sobre: Bope

    Leia tudo sobre: bope

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG