Em Cuiabá, o índice de umidade relativa do ar pode chegar a 15%, considerado de atenção pela OMS

Onze Estados mais o Distrito Federal começam a semana enfrentando baixa umidade relativa do ar e sol, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital federal, áeas isoladas terão umidade abaixo de 20%.

Em São Paulo, as condições meteorológicas de baixa umidade ocorrem no norte, centro e oeste do Estado com menos de 20%. Nas outras regiões, exceto no litoral, a umidade fica abaixo de 30%.

Em Minas Gerais, o clima seco inferior a 20% ocorre no Triângulo Mineiro e abaixo de 30% no centro, norte, sul e oeste do Estado.

Na Bahia, as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, ocorrem na região oeste. A região centro-oeste do Piauí e o sul do Maranhão também terão umidade inferior a 30%.

No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, a umidade ficará abaixo de 20%. Áreas isoladas de Rondônia terão umidade abaixo de 30%, assim como a região sul do Pará.

Vista do Parque Ibirapuera, em São Paulo, no domingo (22)
AE
Vista do Parque Ibirapuera, em São Paulo, no domingo (22)
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a tendência para toda a semana é que a massa de ar seco e quente instalada no centro do País, associada a um bloqueio atmosférico, continue impedindo o avanço e a formação de sistemas que levem chuva ao Sudeste. A semana será de calor, com temperaturas ultrapassando os 30°C.

O CGE alerta ainda para a baixa umidade que pode colocar a cidade de São Paulo em estado de atenção durante toda a semana. Essa configuração dificulta a dispersão de poluentes. Os paulistanos ficam propensos a terem problemas relacionados com a forte poluição do ar.

Tempo quente

Segundo dados do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inmet, na capital mato-grossense Cuiabá, os dias continuam bastante abafados e a máxima prevista é de 37ºC. O índice de umidade do ar pode chegar a 15%, considerado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Brasília (DF) terá névoa seca e temperaturas entre 12ºC e 26ºC. Em Goiânia (GO), a máxima será de 34ºC na terça-feira e a umidade mínima esperada é de 15%. Campo Grande terá calor (máxima de 34º) e tempo seco.

No Rio de Janeiro, a temperatura também será elevada, em torno de 31ºC. O céu ficará parcialmente nublado com névoa úmida pela manhã e seca à tarde. Em Minas Gerais, a temperatura estará entre 12ºC e 27ºC.

No Sul, a previsão é de tempo parcialmente nublado com nevoeiro e névoa úmida. A temperatura ficará um pouco mais elevanda. Em Curitiba, a mínima será de 7ºC e a máxima, 34ºC. Em Porto Alegre, a mínima ficará em 14ºC e a máxima, em 29ºC.

Nordeste terá céu nublado com chuvas isoladas no litoral do Ceará, leste do Rio Grande do Norte, Paraína, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em Salvador (BA), a máxima será de 27ºC.

No Norte, o tempo ficará nublado com pancadas de chuvas isoladas no norte e oeste do Amazonas, nordeste do Pará e Roraima. Em Rondônia e Tocantins, céu ficará parcialmente nublado com névoa seca.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.