ONS: falha em subestação causou apagão em Brasília

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão ocorrido no final da tarde em Brasília foi provocado por problemas na Subestação Brasília Sul, de Furnas. As causas do incidente, porém, ainda não foram identificadas e serão investigadas.

Agência Estado |

O problema ocorreu às 17h36 e deixou sem luz as regiões da asa norte, da esplanada dos Ministérios e as cidades de Taguatinga e Ceilândia. Segundo o ONS, Furnas autorizou a Companhia Energética de Brasília (CEB) a restabelecer o fornecimento cinco minutos depois da queda.

O apagão deixou às escuras o centro de Brasília, incluindo o Palácio do Planalto, os ministérios e o Congresso. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, a sessão teve de ser suspensa porque os microfones não funcionavam. Os geradores da Câmara foram acionados, iluminando o plenário, mas as demais dependências da casa ficaram às escuras. Além da Esplanada dos Ministérios, o apagão deixou sem luz 60% do Distrito Federal.

Segundo informações da CEB, ficaram sem energia os bairros da Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte e parte do Sudoeste e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Também foram atingidos pelo corte as cidades de Taguatinga, Guará, Samambaia, Planaltina, Sobradinho e Ceilândia.

A CEB disse que a subestação atingida ficou desligada apenas por 15 minutos, de 17h45 às 18 horas. Mas o fornecimento de energia teve de ser retomado aos pouco para garantir a segurança do sistema de abastecimento. Alguns locais ficaram sem luz por meia hora e outros levaram mais de uma hora para ter o fornecimento restabelecido.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG