Ônibus em faixa exclusiva é mais rápido que carro em São Paulo

SÃO PAULO - Trocar o carro pelo ônibus é uma opção para chegar mais cedo ao destino nos horários de pico de congestionamento em São Paulo. Pelo menos nos percursos em que há faixas exclusivas para os coletivos.

Agência Estado |

A reportagem testou os dez corredores da capital paulista com duas equipes - uma de carro e outra de ônibus -, partindo juntas e sem contar a espera no terminal. E concluiu que, embora lotados, os ônibus são mais rápidos. Em sete corredores, a equipe do "Jornal da Tarde" chegou antes ao ponto final, com diferença de até 51 minutos. Nos outros três, o automóvel teve vantagem, mas ela foi de no máximo sete minutos.

Apesar de mais rápidos, os ônibus estão longe da velocidade ideal. A média registrada ficou abaixo do esperado na maior parte das vezes. Apenas em três corredores foi atingida a meta da Prefeitura de 18 km/h nas faixas exclusivas: Parelheiros, Paes de Barros e Expresso Tiradentes.

O pior desempenho foi o do Rebouças, onde os veículos foram mais lentos do que uma pessoa fazendo cooper - ficaram abaixo de 10 km/h. Outro problema é a superlotação. Durante o teste, a reportagem encontrou filas com mais de 100 pessoas para embarcar em terminais.

Para completar, as faixas exclusivas não eram tão exclusivas. Além dos táxis, que têm permissão para usar o corredor, as pistas foram frequentemente invadidas por carros, motos, ônibus fretados e veículos de órgãos públicos.

Procuradas por e-mail e telefone, Prefeitura e Secretaria Municipal de Transportes não responderam às perguntas da reportagem. Especialistas consideraram positiva a vantagem dos ônibus sobre os automóveis, mas cobraram da Prefeitura investimentos para tornar os corredores mais eficientes e atrair quem usa automóveis. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

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