ONGs ocupam faixa da rua Padre João Manoel em protesto contra carros

SÃO PAULO - Integrantes de ONGs ocuparam nesta sexta-feira uma faixa da rua Padre João Manoel, entre a avenida Paulista e a alameda Santos, em São Paulo. A área ocupada é denominada Vaga Viva e tem o objetivo de mostrar como as vias públicas podem ser utilizadas em substituição aos carros às vésperas do Dia Mundial Sem Carro, que ocorre no dia 22 de setembro. Espaços de estacionamento na rua foram transformados em espaços de convivência e práticas lúdicas.

Redação |

Agência Estado
Integrantes de Ongs ocupam uma faixa do asfalto da Rua Padre João Manuel, em São Paulo, denominada
Integrantes de Ongs ocuparam uma faixa da rua Padre João Manoel

Nesta quinta-feira (17/09), a quarta edição do "Desafio Intermodal" inaugurou as atividades do "Dia Mundial sem Carro". A atividade, que acontece desde 2006 em São Paulo, compara o tempo de trajeto de diferentes possibilidades de transporte. Além dos modais tradicionais, a quarta edição do evento teve uma pessoa correndo, um cadeirante e um helicóptero.

Como ocorreu nos dois últimos anos, um ciclista fez o melhor tempo. O helicóptero ficou em quarto lugar. Todos sairam da Praça Gal Gentil Falcão, no Brooklin, às 18h, mas apenas o ciclista chegou à Prefeitura, no centro da cidade, às 18h22.

Nesta sexta-feira, a ONG Movimento Nossa São Paulo apresentou um levantamento , feito em parceria com o Ibope, que apontou que o paulistano passa, em média, 2h43 todos os dias no trânsito

Veja a programação do Dia Mundial Sem Carro 2009

17/9, quinta-feira
18h - Desafio Intermodal

18/9, sexta-feira
- Lançamento da 3ª edição da pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope sobre mobilidade em São Paulo neste portal
- Das 7h às 19h, Vaga Viva (R. Padre João Manoel, entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional) ¿ transformação de espaços de estacionamento na rua em local de convivência e práticas lúdicas.

19/9, sábado
- Às 12h30, 14h e 15h30, "Natureza e meio ambiente" (Sesc Itaquera)

19 e 20/9, sábado e domingo
Às 12h, "Conhecer São Paulo pelo metrô" (Sesc Santana) - O Turismetrô é o fruto de uma parceria entre a São Paulo Turismo e o Metrô. Objetiva percorrer pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo com o transporte coletivo. Ponto de Encontro Entrada da Unidade às 12h. O bilhete de metrô não está incluso na inscrição. Dia 19/09 roteiro da Luz e 20/09 roteiro do Teatro Municipal.

20/9, domingo
Às 9h30, "Caminhada urbana" (Sesc Ipiranga) - Caminhada pelo bairro do Ipiranga, Parque da Independência e arredores, com percurso aproximado de 8km e 2 horas de duração. Para maiores de 16 anos. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/09. Saída da frente da Unidade. Grátis.

22/9, terça-feira, Dia Mundial Sem Carro
- Das 7h às 19h, Vaga Viva
- A partir das 9h, marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras, Praia do Tietê

Veja a programação completa no site na ONG Nossa São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG