Oitenta mil pessoas serão vacinadas contra febre amarela em municípios paulistas

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo pretende vacinar 80 mil pessoas contra a febre amarela nas regiões dos municípios de Araraquara, São Carlos e Bauru. Essas regiões compreendem um total de 49 cidades que este ano foram incluídas na campanha de imunização contra a doença no Estado. Trata-se de uma estratégia preventiva, explica a médica Andrea Sanajotta, da Divisão de Imunização da secretaria.

Agência Brasil |

No ano passado, foi registrado um caso de febre amarela em todo o estado, que provocou a morte de um morador da cidade de São Carlos. "Vamos vacinar primeiro quem mora no campo, em áreas ribeirinhas e está mais suscetível ao mosquito que transmite a doença", acrescenta a médica. A primeira etapa da campanha começou em dezembro e termina em fevereiro. Depois disso, serão vacinados também os moradores dos centros urbanos.

"Por ser período de férias, também aconselho que quem vá viajar para essas regiões para praticar ecoturismo tome a vacina", orienta Andrea. Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa com mais de 9 meses de idade tem que tomar a vacina dez dias antes de viajar para essas regiões, caso não tenha recebido nenhuma dose nos útlimos dez anos. Outro cuidado a ser tomado nessas áreas é o uso de repelentes.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente. Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

As pessoas que já foram imunizadas há menos de dez anos não precisam ser vacinadas novamente e portadores de doenças que afetam o sistema imunológico do organismo não devem tomar a vacina. Nesses casos, a vacinação poderia provocar reações graves, levando até à morte.

Leia mais sobre: febre amarela

    Leia tudo sobre: febre amarela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG