Óculos ajudam a compor um visual moderno com proteção

Óculos ajudam a compor um visual moderno com proteção Por Ligia Tuon São Paulo, 28 (AE) - Além de proteger os olhos do sol nestes dias de verão, os óculos escuros também são utilizados para compor o visual e esconder rostos tímidos. Na hora da compra, o aspecto mais importante a ser considerado é a qualidade do produto.

Agência Estado |

Antes de pensar no estilo e no preço, confira se os óculos vêm com proteção contra raios UVA e UVB. "Se as lentes não tiverem uma película especial para proteger o olho, é pior do que ficar sem nada. Isso porque a pupila abre, por causa da lente escura, e fica mais exposta", explica Pedro José Monteiro Cardoso, diretor técnico responsável pelo núcleo de oftalmologia do Hospital Cema.

Além disso, os óculos vendidos em barraquinhas podem ter lentes irregulares. "Nesses casos, é como se a pessoa estivesse com estigmatismo (distorção da córnea), e pode ter dores de cabeça e nos olhos", diz Cardoso.

O próximo passo é pensar no modelo. Para o consultor de estilo Sérgio Morisson, antes de qualquer coisa, considere o formato do nariz. "Quem tem o nasal pequeno deve escolher um modelo com plaquetas. Isso porque não adianta ter um óculos legal que não para no seu rosto".

A estatura e tipo de cabelo da pessoa também interferem no visual. "Pessoas altas e com cabelos cheios, estilo black power, podem abusar dos óculos grandes. Já as mais baixinhas devem optar por modelos menores", explica Morisson.

Em segundo lugar, pense no formato do rosto. "Evite combinar formas iguais, como óculos redondo para rosto redondo, para não ficar um visual desequilibrado e cansativo", orienta Morisson.

A reportagem selecionou alguns modelos para que o leitor possa passar o verão em grande estilo:

RAY-BAN WAYFARER - Um dos modelos clássicos da Ray-Ban, que fez sucesso nos anos 50 e 60. Os óculos de acetato de cores variadas voltaram com tudo.

SPEEDO-SP536 - Em acetato, este modelo abusa da cor preta, tanto na armação como nas lentes retangulares. As hastes se ligam ao frontal por meio de charneiras estilizadas.

OAKLEY PIT BOSS - Da coleção de Elite da Oakley, este modelo é feito com fibra de carbono. Seu formato de diamante representa exclusividade riqueza.

AVIADOR CHILLI BEANS - Modelo aviador esporte masculino, possui lente
e armação de policarbonato.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG