O rastreador, equipamento que possibilita a localização do veículo, é o próximo da lista de itens de segurança nos veículos, previsto para ser incorporado a partir de agosto. A adoção, porém, ainda está em análise pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pois implica parcerias entre várias empresas.

Pela norma aprovada, o veículo deve ter o rastreador, mas acioná-lo ou não vai depender do consumidor, pois envolve o pagamento de uma mensalidade às empresas que monitoram os veículos.

O rastreador permite localizar o carro em caso de furto ou roubo, mas sua adoção também esbarra em discussões entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Ministério Público Federal, que considera o aparelho uma invasão de privacidade.

Outros equipamentos

Outro item que deve ser obrigatório a partir de 2010 é o freio ABS, que impede derrapagem nas freadas bruscas. Técnicos na área de segurança defendem que o ABS é mais eficaz que o air bag, pois pode evitar o acidente, enquanto a bolsa apenas protege as pessoas no caso de ele ocorrer.

A partir de maio de 2010, também será fiscalizada a obrigatoriedade de cadeirinha e bebê conforto para crianças entre 0 e 7 anos.

Segundo norma do Contran, bebês de até 1 ano deverão ser transportados no banco traseiro, no bebê conforto. De 1 a 4 anos, o transporte deve ser feito na cadeirinha. Para as crianças de 4 a 7 anos e meio, é necessária uma adaptação nos bancos para que se use o cinto de segurança. O descumprimento da norma é considerado infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia mais:

Leia mais sobre carros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.