apresentado nesta manhã." / apresentado nesta manhã." /

Obras em aeroporto de Guarulhos serão assumidas pelo Exército

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quarta-feira que as obras de reforma em pistas e pátios do Aeroporto de Guarulhos serão feitas pelo Batalhão de Engenharia do Exército. Elas estão entre as obras em estágio preocupante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo balanço foi http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/03/em+balanco+governo+diz+que+15+do+valor+aplicado+no+pac+esta+em+obras+concluidas+6509913.html target=_topapresentado nesta manhã.

Sarah Barros e Carol Pires, em Brasília |

Segundo o balanço, 51% das obras de Guarulhos foram concluídas, mas foram paralisadas há aproximadamente um ano. De acordo com o ministro da Defesa, a empresa vencedora da licitação não concordou em rever o contrato após contestações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Hoje assinamos a rescisão do contrato para reforma de pistas e pátios, informou Jobim. O governo pretende reiniciar as obras em julho deste ano. Já obras nos aeroportos de Vitória e Macapá, também consideradas preocupantes, terão nova licitação diante de contestações do TCU.

O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, também comentou problemas em três obras do porto de Itaqui, no Maranhão. As obras teriam sido paralisadas devido à inadimplência do estado, o que impede o repasse de recursos federais. No balanço passado, duas dessas obras estavam em estágio de atenção e passaram a ser preocupantes. A recuperação do berços 101 e 102 continuou preocupando o governo.

As obras fazem parte do eixo Logística, em que o governo federal acompanha o desenvolvimento de 1549 obras. Em valor, 11% delas foram concluídas. As ações com cronogramas adequados são 79%. Outros 8% requerem atenção e 2% são preocupantes.

Leia mais sobre: PAC


    Leia tudo sobre: pac

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG