Obras do PAC estarão concluídas no Rio até agosto de 2010, diz ministro

RIO DE JANEIRO - O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que as obras de habitação e saneamento do Plano de Aceleração do Crescimento para o estado do Rio estarão prontas até agosto do ano que vem. ¿O nosso objetivo é que as obras sigam um ritmo intenso, de modo que em meados de 2010, agosto, estaremos com as obras todas concluídas por mais complexas que sejam¿.

Agência Brasil |

Segundo o ministro, nesta sexta-feira se realiza uma reunião do grupo de trabalho responsável pelas obras do PAC no Rio. Ele lembrou que o grupo reúne-se a cada 15 dias para promover o entrosamento da União com os governos do estado e do município, de modo a acelerar as licenças das obras de habitação e saneamento, principalmente, no acesso às comunidades mais carentes. Márcio Fortes, afirmou que a crise financeira mundial não afetará em nada o orçamento do PAC do saneamento.

Nós não temos empréstimos internacionais em nossas operações, trabalhamos com recursos do Fundo de Garantia, que teve seu orçamento deste ano aprovado e sendo executado. Já aprovamos no Conselho Curador do Fundo de Garantia, o orçamento para o ano que vem, já levando em conta todas as considerações atuais do momento atual.

O período de transição da prefeitura no Rio de Janeiro não irá prejudicar o andamento das obras, segundo o ministro, pois muitas delas não são apenas do governo do estado ou da prefeitura.

Existem obras como a do Complexo do Alemão e de Manguinhos, que estão sendo feitas em parceria entre os dois poderes.

Marcio Fortes adiantou que as primeiras obras a serem concluídas na Baixada Fluminense são de saneamento, drenagem e dragagem de rios, e estão sendo implementadas pela Companhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae) e pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

Leia mais sobre: PAC

    Leia tudo sobre: cedaemárcio fortesobraspacrio de janeiroserla

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG