Obras do metrô na Barra da Tijuca têm início neste sábado

As obras que levarão o metrô para a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, serão iniciadas neste sábado. A primeira etapa é a implantação do canteiro de obras, que servirá de base de apoio para a construção. De acordo com estimativas do governo estadual, a Linha 4 do metrô irá atender mais de 240 mil pessoas.

iG Rio de Janeiro |

Inicialmente, os trabalhos estarão concentrados na sondagem e prospecção do trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea, num total de 9,86 quilômetros. Nessa etapa serão identificados o tipo e as características do solo onde serão escavados os túneis e instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde passará parte do trajeto da nova linha.

A primeira estação ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na altura do número 400, em frente ao shopping Barra Point e ao prédio da Unimed. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para casa lado da avenida, para facilitar o acesso dos usuários ao metrô.

Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 metros do nível do canal. Essa nova estrutura passará entre as duas pontes existentes, que hoje fazem a ligação entre a Estrada da Barra e Avenida Armando Lombardi.

A secretaria estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para no máximo em 90 dias dar início às obras físicas e as escavações. Para esta primeira etapa, o governo do Estado do Rio já tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.

Leia mais sobre: metrô

    Leia tudo sobre: barra da tijucametrô

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG