A casa Christies levará a leilão no próximo dia 4 em Nova York uma importante pintura do artista norueguês Edvard Munch, com a qual espera obter de 25 a 35 milhões de dólares. Num sinal da recuperação do mercado global da arte após a crise financeira, a Christies estimou que a tela Fertilidade, pintada no final da década de 1890, pode até mesmo superar o recorde do artista para leilões, que foi a venda da tela Vampiro, em 2008, por 38,2 milhões de dólares, na rival Sothebys.

Divulgação

"Fertilidade", de Edvard Munch, pode arrecadar US$ 35 mi e bater recorde do artista

"Fertilidade" é uma das maiores obras do começo da carreira de Munch, Mostra um homem e uma mulher em trajes rústicos, tendo ao centro uma árvore frutífera. Foi feita em um período turbulento da vida do artista ¿ em 1898, ele havia iniciado um relacionamento com Tulla Larsen, o qual teve um final violento em 1902, quando o artista feriu a mão com um tiro disparado por ele mesmo.

Segundo a Christie's, acadêmicos acreditam que a ruiva retratada em "Fertilidade" e em "Metabolismo", uma obra anterior e possivelmente correlata, seja Tulla. A obra será incluída em um leilão de arte impressionista e moderna da Christie's nos EUA.

Leia mais sobre: Edvard Munch

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.