Obesos terão assentos especiais em estações da CPTM

Nove estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já estão com bancos especiais, indicados para passageiros obesos. Segundo a empresa, a medida atende à Lei Estadual 12.

Agência Estado |

225, que determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas acima do peso em transportes públicos, cinemas, teatros e casas de espetáculos.

Os assentos estão sinalizados e instalados nas plataformas das estações Primavera-Interlagos e Grajaú (Linha 9 Osasco-Grajaú); USP Leste, Comendador Ermelino, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano (Linha 12 Brás-Calmon Vianna); além das estações Autódromo e Jurubatuba, que desde março disponibilizam os assentos.

Os bancos, segundo a CPTM, são capazes de suportar mais de 200 quilos. Pela lei, a dimensão exigida é para acomodar uma pessoa com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40. O IMC normal está entre 18,5 e 24,9. Já nos trens, a orientação é que os dois bancos cinzas - que normalmente servem para idosos, gestantes ou deficientes físicos - sejam também utilizados aos obesos. As informações são do Jornal da Tarde .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG