Obama pede reunião com Unasul antes de Cúpula das Américas

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou à presidente do Chile, Michelle Bachelet, a convocação de uma reunião com os membros do Unasul neste sábado pela manhã em Trinidad e Tobago onde será realizada a 5a Cúpula das Américas. A informação foi dada pelo assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, que esteve reunido nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, onde ambos confirmaram presença na reunião solicitada por Obama.

Reuters |

"Lula reiterou a importância que Cuba terá na reunião não para criar um constrangimento para os Estados Unidos, mas a ausência de Cuba na reunião das Américas é uma anomalia e precisa ser corrigida", disse Garcia.

Foi comentado também que Lula vai tentar anular a expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Durante o encontro entre Lula e Uribe foi feito um balanço das relações bilaterais e a criação de uma possível linha de crédito do Brasil para a Colômbia para facilitar o comércio entre os dois países.

Garcia não soube informar o valor da linha, mas disse que seria nos moldes da que o país já mantém com a Argentina e que visa estimular o crédito.

"Como disse o Lula no G20, é preciso irrigar o comércio mundial", acrescentou Garcia, afirmando que a linha poderá ser via BNDES ou Proex.

Também na reunião desta manhã, Lula discutiu com Uribe a possibilidade de o comércio entre os dois países passar a ser feito com moedas locais, o que será discutido com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

(Reportagem de Denise Luna)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG