Obama nomeia Shannon embaixador no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou ontem à noite o atual subsecretário de Estado, Thomas A. Shannon, como novo embaixador no Brasil.

Agência Estado |

Atualmente responsável por assuntos do hemisfério ocidental, Shannon substituirá Clifford Sobel, que como ele é diplomata de carreira, ficou três anos à frente da embaixada em Brasília. Na Argentina, a representação diplomática norte-americana será comandada pela advogada Vilma S. Martínez, em substituição a Earl Anthony Wayne.

As duas nomeações ainda precisam ser confirmadas pelo Senado, mas não deve haver dificuldades para isso, especialmente em relação a Shannon, figura bastante conhecida no Capitólio e que já compareceu várias vezes a comitês legislativos para discutir América Latina. Shannon foi figura importante nas preparações para o primeiro encontro entre Obama e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, o primeiro do norte-americano com um presidente da América do Sul. O diplomata fala português e espanhol fluente e é um defensor da aproximação e do diálogo com os governos latino-americanos.

Graduado em ciência política pela Universidade Oxford, Shannon serviu também durante a administração do ex-presidente George W. Bush como membro do Conselho de Segurança Nacional e também representou o país na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele já ocupou postos diplomáticos na Venezuela, na África do Sul, no Gabão e na Guatemala.

Na Argentina, Obama nomeou Vilma Martínez, uma advogada especializada em litígios comerciais ante cortes federais e estaduais. Ex-aluna das universidades de Texas e Columbia, Vilma esteve no passado vinculada a temas legais de grupos de ativismo de imigrantes, especialmente mexicanos. A própria advogada tem ascendência mexicana.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG