OAB-AL pede afastamento de mais quatro deputados

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), Omar Coelho de Mello, informou hoje que entrou com uma representação no Ministério Público Estadual pedindo o afastamento de mais quatro deputados estaduais indiciados pela Polícia Federal no inquérito da Operação Taturana, que apura o desvio de R$ 280 milhões do Legislativo alagoano. Os quatro parlamentares - João Beltrão (PMN), Marcos Ferreira (PMN), Marcos Barbosa (PPS) e Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT) - são acusados de terem contraído empréstimos irregulares em instituições bancárias, usando a verba de gabinete como garantia e a Assembléia como avalista.

Agência Estado |

Dos 27 deputados, pelo menos 14 foram indiciados na Operação Taturana, deflagrada em dezembro de 2007. Um deles, Antônio Hollanda Júnior (PTdoB), teve o mandato cassado no início deste ano, mas por fraude eleitoral, e foi substituído por Carlos Cavalcante (PTdoB). Para o presidente da OAB de Alagoas, do mesmo jeito que o MP Estadual pediu o afastamento de dez parlamentares indiciados na Operação Taturana, deve pedir também o afastamento desses quatro. "O pedido deve ser feito como extensão da sentença do desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Antônio Sapucaia, que afastou os dez deputados inicialmente indiciados", explicou Coelho.

Os parlamentares se defendem dizendo que não sabiam que os empréstimos eram irregulares. O deputado João Beltrão explicou que tem renda própria para pagar o empréstimo. O deputado Paulão argumenta que usou o dinheiro para quitar dívidas do cheque especial e que não usou o empréstimo para adquirir bens. Segundo o presidente da OAB, a representação foi encaminhada por ofício ao procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, pedindo para ele denunciar os deputados Paulão, João Beltrão, Marcos Barbosa e Marcos Ferreira pela prática dos mesmos crimes que levaram a Justiça Estadual a afastar os dez deputados.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG