O que representa um nome? Mais do que você pode imaginar

LONDRES (Reuters) - Uma empresa de traduções com sede em Londres está oferecendo a futuros pais a oportunidade de pesquisar o significado em outras línguas dos nomes que eles pensam dar a seus bebês, para evitar causar constrangimentos futuros inadvertidos a sua prole. Tom Cruise e Katie Holmes talvez tivessem pensado duas vezes antes de dar a sua filha o nome de Suri se soubessem que ele significa batedor de carteira em japonês, azedou em francês e cavala branca (um peixe) em italiano, sugeriu a firma Today Translations.

Reuters |

Pelo preço de 1.000 libras (1.678 dólares), os linguísticos da empresa se propõem a fazer uma "auditoria básica de tradução de nomes", checando o significado de nomes em 100 línguas -- ou, por um custo adicional, ainda mais.

Embora o serviço esteja à disposição de todos, a firma diz que prevê atrair sobretudo clientes que são celebridades, conhecidos por darem nomes incomuns a seus filhos.

Outros nomes de bebês de celebridades verificados pela companhia incluem o de Kai Rooney, o filho recém-nascido do jogador de futebol inglês Wayne Rooney. O nome significa "provavelmente" em finlandês, "píer" em estoniano e "pare com isso" em ioruba.

Os músicos Gwen Stefani e Gavin Rossdale talvez soubessem que Zuma significa "paz" em árabe quando escolheram o nome de seu filho, mas é possível que não soubessem que em nahuatl, a língua dos astecas, sua tradução é "o Senhor franze o cenho, irado."

Entretanto, alguns nomes incomuns dados aos filhos de celebridades não são facilmente traduzíveis, admite a empresa. É o caso de Jermajesty, filho de Jermaine, um dos irmãos de Michael Jackson.

(Reportagem de Kylie MacLellan)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG