O que é um implante coclear? Em que casos ele pode ser adotado?

O que é um implante coclear? Em que casos ele pode ser adotado? Por Arthur Menino Castilho (*) São Paulo, 14 (AE) - Trata-se de uma cirurgia para implante de uma prótese na região da cóclea, parte do ouvido que transforma os sons em impulsos nervosos e é responsável pela audição. Esse implante é indicado para a reabilitação de pacientes que sofrem de surdez parcial ou total, e pode atender desde bebês a adultos.

Agência Estado |

Com o implante, a prótese passa a emitir sinais elétricos ao cérebro e pode fazer com que o paciente volte a ouvir.

A cirurgia de implante coclear é de baixo risco, indolor e rápida - geralmente, o paciente voltará para casa no mesmo dia. No Brasil há cerca de 900 mil deficientes auditivos que poderiam receber o implante, mas grande parte deles desconhece a existência desse tratamento ou nem mesmo sabe que o procedimento passou a ser coberto por planos de saúde. Temos no país oito centros que fazem implante coclear, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas a chance do paciente receber o implante em um deles é pequena, porque há grande procura pelo tratamento.

(*) Arthur Menino Castilho é coordenador do Centro do Ouvido Biônico da Unidade Itaim do Hospital São Luiz, em São Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG