O jornal Washington Post leva seis prêmios Pulitzer

O jornal americano The Washington Post levou seis prêmios Pulitzer 2008 de jornalismo concedidos nesta segunda-feira pela Universidade de Columbia, em Nova York.

AFP |

Com os seis prêmios, o jornal de circulação diária na capital americana superou seu próprio recorde, quando ganhou quatro prêmios Pulitzer em 2006. O recorde geral pertence ao jornal The New York Times, que recebeu sete Pulitzer em 2002.

O Washington Post foi recompensado com uma medalha de ouro na categoria "Serviço Público" por uma matéria dos repórteres Dana Priest e Anne Hull, junto com o fotógrafo Michel de Cille, sobre veteranos de guerra.

A matéria denunciou as más condições com que eram tratados os feridos da guerra do Iraque em um hospital de Washington, "provocando uma onda de indignação e reformas por parte do governo", de acordo com os organizadores.

O grupo do Washington Post também foi premiado pela cobertura da matança de 32 estudantes da Universidade de Virgínia Tech em abril de 2007.

O jornal foi contemplado, ainda, na categoria "Reportagem Nacional" por uma matéria de Jo Becker e Barton Gellman que colocou em evidência o "poderoso e às vezes mascarado" papel do vice-presidente Dick Cheney na Casa Branca; e nas categorias "Reportagem internacional" por uma série de matérias sobre empresários privados no Iraque. Outra consagração foi na categoria "Comentário".

The New York Times ganhou dois Pulitzer, um na categoria "Reportagem investigativa" sobre ingredientes tóxicos em produtos importados da China e outro em "Reportagem explicativa" por matérias sobre a divulgação dos testes de DNA.

Os outros órgãos de comunicação premiados nesta segunda-feira foram os jornais Chicago Tribune, Milwakee Journal Sentinel, Boston Globe e Investors Business Daily.

Em fotografia, Adrees Latif da agência de notícias Reuters levou o prêmio pela cobertura de manifestações em Mianmar e Preston Gannaway; o Concord Monitor, de New Hampshire, ganhou na categoria "Reportagem especial", pelo trabalho sobre uma pessoa com uma doença terminal.

Além dos prêmios de jornalismo, dotados com 10 mil dólares cada, o Pulitzer recompensa obras de ficção, biografia, poesia e música.



    Leia tudo sobre: premiação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG