Nuvem vulcânica na Europa afeta voos no Brasil

A nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Tailândia, além de ter provocado o cancelamento de milhares de voos na Europa, também causa transtornos nos aeroportos brasileiros.

iG São Paulo |

Desde quinta-feira, diversos voos que estavam previstos para chegar ao Brasil estão atrasados e, outros, com destino à Europa, foram cancelados.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, 8 voos, vindo de Londres, Paris e Amsterdã, que chegariam nesta sexta-feira foram cancelados. As partidas de Guarulhos canceladas até o momento somam 11 voos.

Outras duas operações foram suspensas no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, procedentes de Londres e Paris, da TAM e da Air France, respectivamente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 18 voos estavam programados para decolar de Guarulhos ao longo do dia tendo a Europa como destino. Além dos três que já foram cancelados, espera-se que outros voos sejam suspensos.

A Infraero recomenda que antes de sair de casa os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar o voo, evitando filas nos aeroportos.

Erupção

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.


Nuvem de cinzas de vulcão na Islândia atrapalha o tráfego aéreo na Europa / AP

O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.

Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas as informações são de que, na quinta-feira, as águas tinham baixado. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.

Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.

A Islândia é localizada em uma região propensa a erupções vulcânicas.


Clique aqui para ver o infográfico

* com informações da Agência Estado
Leia também:

Leia mais sobre erupção vulcânica


    Leia tudo sobre: aeroportosvôo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG