Nutricionista ensina em São Paulo receitas para evitar dor de estômago

A receita não parece combinar, mas a mistura acaba dando certo, garante a nutricionista clínica Patrícia Peixoto Vieira, que coordena o setor do Ambulatório Médico de Especialidades do Estado de São Paulo. Para evitar as crises de dor de estômago, ingredientes que não podem faltar são: frango, bolacha cream cracker, suco de laranja, além de cevada líquida em substituição ao “vilão” da gastrite, que é o café preto.

Agência Estado |

O cardápio será apresentado hoje na feira sobre qualidade de vida e nutrição, no Shopping Interlagos, zona sul de São Paulo, com o foco na redução dos problemas estomacais. “Na verdade, a receita é em substituição ao frango empanado, tão frequente na mesa do brasileiro e tão nocivo para o estômago”, explica Patrícia. “O foco do nosso trabalho foi encontrar maneiras de reduzir os hábitos que são agressivos ao estômago”, conta ela.

“Por isso que passamos também a oferecer a cevada líquida. Que apesar de não ter o mesmo gosto do café, é muito saborosa”, completa Patrícia. Os médicos alertam que tomar mais do que seis cafezinhos por dia aumenta as tendência de problemas como gastrite e azia, frequentes em cerca de 20% da população de acordo com a estimativas dos gastroenterologistas.

No entanto, além de reduzir os “ataques” ao estômago, a receita ajuda a reduzir o índice gorduroso da alimentação, já que o processo tradicional para empanar a carne (com farinha e ovo, antes da fritura) faz com que o alimento absorva 30% a mais de gordura, o que contribui para aumentar a epidemia da obesidade, presente em 13% dos brasileiros.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG