Nuporanga-SP recadastra eleitores para voto biométrico

Terminou na última sexta-feira o recadastramento eleitoral em Nuporanga, cidade na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, para o sistema de voto biométrico (com identificação por impressão digital). Nuporanga será a única cidade paulista a usar o voto biométrico nas eleições de outubro.

Agência Estado |

Dos 5.545 eleitores do município, compareceram 4.611, ou seja, 83,16%. Desde 1º de dezembro foram registrados ainda 192 novos títulos de alistamento e transferências, totalizando 4.803 eleitores aptos a votar em outubro.

Os moradores de Nuporanga que ainda não regularizaram seus títulos eleitorais podem fazê-lo até 5 de maio. Quem não fizer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar em outubro, além de ter que pagar multa de R$ 3,51 - se o pleito tiver dois turnos, o valor dobra. Sem a quitação eleitoral, essas pessoas não poderão participar, por exemplo, de concursos públicos.

Nuporanga tem 7.004 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A escolha do município ocorreu porque a cidade teria que passar por um recadastramento, pois o número de eleitores (5.545) representa mais de 65% da população.

Em todo o País serão recadastrados mais de 1 milhão de eleitores em 43 municípios. A meta da Justiça Eleitoral é estender o sistema biométrico para o restante da população até 2016.

    Leia tudo sobre: eleição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG