Número de mortes por dengue chega a 56 na capital fluminense

RIO DE JANEIRO - A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira mais uma morte por dengue no município fluminense, elevando para 56 o número de vítimas na capital e para 93 no Estado, desde o início do ano. Um grupo de trabalho está sendo montado pela secretaria para analisar os óbitos já confirmados, como parte de uma estratégia para evitar nova epidemia de dengue no ano que vem.

Agência Brasil |


O número de mortes registrado este ano já supera a epidemia de dengue de 2002, a maior da história do Rio, quando 91 pessoas morreram.

Enquanto prepara a análise dos óbitos confirmados por dengue, a secretaria investiga a causa de outras 96 mortes. Um dos casos que ainda estão sendo investigados é o de Mônica Maria de Oliveira dos Santos, de 30 anos, que estava grávida quando contraiu a doença e começou a sentir os sintomas quatro dias antes de dar à luz o filho. O bebê teve alta nesta quarta-feira à tarde, três horas antes da morte de Mônica, e vai ser submetido a novos exames de sangue, porque existe a possibilidade de a mãe ter transmitido a doença a ele através da placenta.

Também nesta quinta, a Secretaria de Saúde anunciou que vai preparar um plano de contingência contra a dengue para assegurar a realização do Troféu Maria Lenk de Natação, classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim. A competição será de 4 a 11 de maio, no Parque Maria Lenk. O plano de contingência, que deve ser apresentando nesta sexta-feira. O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde vão apoiar a secretaria estadual nessa iniciativa.

De acordo com a secretaria, cerca de 400 bombeiros deverão atuar na área do Parque Maria Lenk, em Jacarepaguá, e nos hotéis onde os atletas vão ficar hospedados, formando uma espécie de bloqueio contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A Marinha informou hoje que, durante os 24 dias de atividade do Hospital de Campanha em Nova Iguaçu, foram realizados mais de 8 mil atendimentos. Entre os pacientes, mais de 2.500 tinham até 14 anos.

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG