Número de casos de dengue cai 24% até setembro

De acordo com dados do Ministério da Saúde, número de mortes também caiu 25% neste ano em comparação com 2010

AE |

selo

O Brasil registrou, até setembro deste ano, uma redução de 24% nos casos de dengue notificados no País, queda de 25% no número de óbitos e diminuição de 40% no número de casos graves, em comparação com o mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde. 

Leia também: Tecnologia da UFMG reduz casos de dengue em Minas Gerais

A pasta também apresentou um conjunto de ações estratégicas para enfrentamento da dengue durante o verão. Entre as medidas estão o incentivo financeiro a 989 municípios para qualificação das ações de prevenção e controle da doença e o monitoramento da situação pelas redes sociais. 

O monitoramento da situação de epidemia pelas redes sociais irá funcionar como um sistema de vigilância complementar, possibilitando a análise, em tempo real, de informações sobre a dengue por região geográfica e municípios com população acima de 100 mil habitantes. 

O Ministério também ampliará a realização do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), beneficiando 556 municípios, e a revisão e atualização do protocolo de manejo clínico para atendimento de crianças e adultos com a doença. 

Para os locais com alta letalidade e casos, poderão ser utilizadas ações como o envio da Força Nacional de Saúde. A pasta ainda prestará assessoria aos Estados com maior risco, fará reuniões macrorregionais de mobilização com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção e controle. O Grupo Executivo Interministerial definirá as ações intersetoriais do governo federal.

    Leia tudo sobre: denguevírusepidemia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG