Número de afetados pelas chuvas no Nordeste já ultrapassa 400 mil

BRASÍLIA - O número de municípios atingidos e de famílias desabrigadas por causa das fortes chuvas que atingem a Região Nordeste continua aumentando. Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, o número de municípios atingidos pelas chuvas no Nordeste já chega a 250 e os afetados somam 415.691.

Agência Brasil |

Nesta quarta-feira, 9, durante reunião com o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, anunciou o envio de 115 toneladas de alimentos para a população afetada pelas chuvas no Estado.

O secretário sobrevoou nesta terça, 8, por determinação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, as cidades mais atingidas no estado do Maranhão. Guimarães já confirmou a liberação de 5 mil cestas de alimentos a serem distribuídas às vítimas das chuvas que assolam cerca de 30 municípios maranhenses.

Nesta quinta-feira, 10, ele visita o Rio Grande do Norte para avaliar os estragos provocados pelos temporais e se reúne com a governadora do estado, Wilma de Faria. Ontem, ela pediu pressa na liberação da verba. De acordo com a assessoria de imprensa do governo potiguar, o estado registrou o maior índice de prejuízos econômicos, pelo menos 6 mil empregos já estão comprometidos, sobretudo nos setores de carcinicultura (produção de camarão), salineiro e fruticultura.

Na última semana uma medida provisória que destina R$ 540 milhões para investimento em ações emergenciais de socorro, reconstrução e reabilitação das áreas afetadas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).  

Serão aplicados também R$ 73 milhões na reconstrução de rodovias danificadas. Os estados mais atingidos ¿ Paraíba, Ceará e Piauí ¿ terão prioridade. De acordo com a assessoria da Defesa Civil, o dinheiro será distribuído de acordo com as necessidades de cada Estado.

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG