Nu de Carla Bruni vai a leilão na França ao lado de imagens de pin-ups

PARIS ¿ Um retrato que mostra a nudez da primeira-dama da França, Carla Bruni, será levado a leilão em Paris junto com imagens de strippers e pin-ups, trazendo à tona novamente o picante passado dela como modelo.

Reuters |

AFP

Desenho baseado em foto de Carla Bruni

Uma foto de nu frontal da ex-modelo e cantora, que hoje em dia prefere poses recatadas em modelos Dior ao lado do presidente Nicolas Sarkozy, já provocou frisson no ano passado e acabou sendo leiloado por 91 mil dólares.

"Enviamos um catálogo para ela, mas não houve qualquer reação", disse Caroline Cohn, uma das curadoras do leilão, intitulado "Pin-Up", que também inclui fotos da stripper Dita Von Teese como enfermeira e dominadora.

O desenho da artista francesa Natacha Toutain, que copia uma foto da época em que Bruni era modelo, a mostra ajoelhada, só com uma minúscula calcinha, e com um braço tapando um seio.

A venda deve ser bem mais modesta do que a da foto do ano passado ¿ estima-se um valor de 2.500 a 3.000 euros (cerca de 3.400 a 4.100 dólares).

E, num país sexualmente liberal como a França, pouca gente ficará chocada por ver a primeira-dama dividindo a sala de leilões com moças de calendário em topless ou mulheres nuas em poses pornográficas.

A própria mistura de pin-ups norte-americanas como Betty Page com os quadrinhos eróticos e as ilustrações do artista local Aslan já mostra a grande diferença de mentalidade nos dois lados do Atlântico.

"Se você vê o trabalho de Aslan, por exemplo, é mais audacioso e as mulheres estão mais nuas, em poses eróticas", disse Cohn à Reuters. "As pin-ups americanas são mais leves."

A própria Cohn começou a colecionar imagens de pin-ups quando era criança, e disse que muitas francesas gostam dessas imagens provocadoras, difundidas na Europa por soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Algumas imagens do leilão, porém, causam desconforto até para europeus tolerantes, como um desenho de Aslan mostrando uma grávida ao lado de uma menininha nua.

(Reportagem de Sophie Hardach)

Leia mais sobre: Carla Bruni

    Leia tudo sobre: carla bruni

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG