Novos prefeitos devem ser conhecidos após às 20h, informa TSE

BRASÍLIA - Os prefeitos eleitos nesse segundo turno deverão ser conhecidos três horas após o encerramento da votação, por volta das 20h. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, avisou que a melhor forma é estimar pelo tempo de trabalho dos computadores do Tribunal, já que apesar da votação se encerrar oficialmente às 17h, o pleito ocorre em Estados com e sem horário de verão.

Valor Online |

Ao fazer um balanço há pouco, Ayres Britto disse que o segundo turno transcorreu sob normalidade, sem nenhum incidente considerado excepcional nos 31 municípios onde os eleitores foram às urnas, sendo 30 cidades com segundo turno e Benedito Leite, no Maranhão, que repete o primeiro turno por ter o pleito anulado.

Foram registradas 354 ocorrências, com 276 prisões, entre as quais 200 de cabos eleitorais e partidários no município gaúcho de Canoas, por boca-de-urna e " compra de voto " , além de transporte irregular de eleitores. Na cidade, o PT e o PTB disputam a prefeitura.

" Esse acirramento de ânimos tende a ser maior, por Canoas ser um município vizinho, conurbado com Porto Alegre " , capital do Rio Grande do Sul, tentou justificar o presidente do TSE. Segundo ele, nesse caso dos pleitos das duas cidades se confundem, ou sejam, os partidários " litigam " pelos candidatos e Porto Alegre e de Canoas em áreas semelhantes.

Cerca de 3,1 mil militares das Forças Armadas trabalharam na segurança da votação em quatro locais: Capina Grande (PB); Belém (PA), Manaus (Am) e em Benedito Leite. Ayres Britto citou que ao contrário do primeiro turno, não foi necessário o uso das Forças Armadas para garantir o segundo turno no Rio de Janeiro.

O balanço mais recente indica que 380 urnas eletrônicas foram trocadas, representando 0,48% do total de 77,9 mil em uso nas 30 cidades onde há votação. No Rio de Janeiro, em uma seção localizada no Jardim Botânico, uma urna de lona de 1998, antes da implantação das urnas eletrônicas, teve de ser usada.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG