Novo sistema de aluguel de bicicletas é apresentado no Rio

RIO DE JANEIRO - O protótipo da estação onde funcionará o novo sistema de aluguel de bicicletas, que será implantado no Rio, foi apresentado nesta segunda-feira ao prefeito Cesar Maia pela empresa Serttel. O projeto prevê a implantação, até o final de novembro, das oito estações de Copacabana e, em 15 meses, das outras 42 estações que serão distribuídas por Ipanema e Leblon (7), Lagoa (4), Botafogo e Flamengo (11), Centro (8) e Tijuca (12).

Redação |

Acordo Ortográfico

As estações, com capacidade para abrigar de dez a 20 bicicletas, funcionarão das 6h às 23h e terão um sistema de auto-atendimento ligado a uma central de controle em tempo real das bicicletas disponibilizadas e recebidas.

Os usuários interessados somente poderão adquirir o passe para o aluguel da bicicleta mediante cadastro via internet e pagamento do valor de R$ 350,00 com cartão de crédito (o valor só será debitado em caso de não devolução do equipamento). A liberação e a devolução do equipamento serão feitas através de aparelho celular.

Eliane Carvalho
Novo sistema de aluguel de bicicletas é apresentado ao Prefeito Cesar Maia

As bicicletas poderão ser utilizadas gratuitamente por 30 minutos, podendo o mesmo usuário retirar um novo equipamento após o intervalo de 15 minutos. Caso o tempo-limite de gratuidade seja ultrapassado, será cobrada uma taxa adicional cujo valor ainda está sendo analisada. A devolução poderá ser realizada em qualquer uma das estações.

Para o prefeito Cesar Maia esta é uma forma de incentivar o uso de bicicleta na cidade e uma maneira de amenizar o trânsito. O trânsito no Rio ainda não é caótico, mas essa medida será fundamental para que daqui a dez anos a população não tenha que conviver com este problema, disse.

Com o objetivo de aproveitar os 150 km de ciclovias, ciclo-faixas e faixas compartilhadas existentes na cidade, o projeto possibilita ainda a integração com transportes modais, já que boa parte das estações ficará próxima a estações de metrô.

Veja também:

Leia mais sobre: bicicletas públicas

    Leia tudo sobre: bicicletasriotransporte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG