Novo presidente do STJ toma posse amanhã

O ministro Humberto Gomes de Barros, que toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (7), ficará pouco mais de quatro meses no cargo porque, no dia 23 de julho completará 70 anos de idade, limite compulsório para deixar a carreira no Poder Judiciário.

Agência Brasil |

Em seu lugar assumirá a presidência do STJ o ministro César Asfor Rocha, eleito vice-presidente e que, nessa condição, também será empossado amanhã. Rocha terá um mandato completo de dois anos, no biênio 2008-2010.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para a solenidade, prevista para as 16 horas, mas, segundo a assessoria do tribunal, até o momento não confirmou presença.

O alagoano Humberto Gomes de Barros substitui o atual presidente Raphael de Barros Monteiro Filho, que afasta-se do STJ após quase 19 anos e encerra sua carreira de juiz de direito, iniciada há 43 anos como juiz substituto na seção judiciária de Santos, São Paulo.

O novo presidente do tribunal, Humberto Gomes de Barros, 69 anos, está no STJ desde 1991, por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O ministro César Asfor Rocha é cearense e integra o STJ desde 22 de maio de 1992, também indicado pela OAB.

    Leia tudo sobre: stj

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG