O novo ministro das Comunicações será José Artur Filardi, atual chefe de gabinete do Ministério. A informação foi dada pelo ministro Hélio Costa, que está deixando a pasta para disputar o governo do Estado de Minas Gerais.

O nome do novo titular das Comunicações foi acertado hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em quase todos os casos, os secretários executivos assumirão o cargo dos dez ministros que deixam as pastas nesta quarta-feira para se candidatar nas próximas eleições. As exceções são, além do Ministério das Comunicações, os do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que será chefiado pela ex-secretária executiva Márcia Lopes, e da Agricultura, que terá como novo ministro o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi.

A cerimônia de transmissão de cargos dos dez ministros que saem hoje de seus cargos para disputar as eleições está marcada para esta manhã, no Palácio do Itamaraty.

Henrique Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB-GO) ainda não confirmou se sai do cargo para disputar as eleições. Meirelles deve anunciar nesta quarta-feira se permanece à frente da instituição ou se deixará o cargo para disputar as eleições de outubro.

Segundo Meirelles, o presidente Lula pediu que ele ficasse no BC até o final do governo. Se não ficar no Banco Central, Meirelles pode optar a concorrer pelo Senado Federal, como pressiona o PMDB de Goiás, ou ficar no banco de reserva para composição como vice na chapa de Dilma Rousseff (PT).

(*com informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: Eleições 2010 - ministros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.