Tamanho do texto

Por Sue Zeidler LOS ANGELES (Reuters) - Grupos em defesa dos deficientes pediram um boicote ao novo filme de Ben Stiller, Trovão Tropical, pois acham que a história retrata de forma negativa as pessoas com deficiências intelectuais.

'Pedimos às pessoas que não assistam ao filme e ajudem a conscientizar as pessoas sobre o uso de termos depreciativos sobre essa parte da população', disse Peter Wheeler, porta-voz das Olimpíadas Especiais, um dos 22 grupos nacionais que protestam contra a sátira nos Estados Unidos.

Dirigido por Stiller, o filme será lançado na quarta-feira nos Estados Unidos, pela Paramount Pictures e sua unidade Dreamworks.

Os grupos planejam fazer um piquete na estréia no filme, na manhã de segunda-feira, em Los Angeles.

'Este será o começo do protesto nacional', disse Wheeler.

'Vamos continuar a verbalizar o efeito destrutivo desse filme.'

Ele disse que os grupos se ofenderam principalmente com o uso repetitivo da palavra 'retardado' no filme.

Embora os representantes dos grupos tenham se encontrado com os executivos do estúdio na semana passada para discutir o filme, a Dreamworks não fez nenhuma alteração.

Peter Berns, diretor executivo da Arca dos Estados, um dos grupos que se reuniu com a Dreamworks, disse que os grupos apresentaram várias idéias ao estúdio, como um pedido de desculpas ou correções no filme antes de seu lançamento. Eles também propuseram a produção de um programa educacional nacional.

Chip Sulivan, porta-voz da Dreamworks, disse. 'Tivemos discussões produtivas com os representantes das organizações de defesa dos deficientes e esperamos trabalhar diretamente com eles no futuro. No entanto, nenhuma mudança ou corte será feito no filme.'

''Trovão Tropical' satiriza Hollywood e seus excessos e defende sua tese com personagens inapropriados e exagerados, em situações ridículas. O filme não pretende depreciar ou prejudicar a imagem de quem tem deficiências', disse.

O filme também tem no elenco Robert Downey Jr como um ator branco que muda seu tom de pele para interpretar um soldado negro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.