Novo controle de voo permitirá mais aeronaves no ar

O sistema Sagitário foi apresentado nesta quinta-feira pelo ministro da Defesa, Celso Amorim

AE |

selo

Até março do próximo ano, as quatro unidades do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) do País estarão equipados com um dos mais modernos sistemas de gerenciamento de voos que, segundo o comando da Aeronáutica, permitirá que mais aeronaves circulem ao mesmo tempo e com segurança.

O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário), já implantado nos Cindactas de Curitiba e Recife, foi apresentado nesta quinta-feira, em Curitiba, ao ministro da Defesa, Celso Amorim. O Cindacta de Brasília inaugura o equipamento em 20 de novembro e o de Manaus, em março de 2012.

"O programa em si é muito importante porque nos dá a certeza de que um número cada vez maior de brasileiros e brasileiras viaje com segurança", disse o ministro.

Segundo o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro Carlos Aquino, a ferramenta processa maior número de informações e permite que o controlador discipline melhor a utilização do espaço aéreo.

Uma das vantagens é possibilitar a redução da distância de aeronaves em voo, hoje de cerca de 18 quilômetros (10 milhas náuticas), para 1,8 quilômetro (uma milha náutica). "A gente garante a segurança", acentuou Aquino.

    Leia tudo sobre: tráfego aéreosistema sagitário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG