Nova espécie de formiga cega é descoberta no Amazonas

Washington, 15 set (EFE) - Cientistas americanos anunciaram hoje a descoberta no Amazonas de um novo tipo de formiga cega, informou hoje a revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo Christian Rabeling, biólogo da Universidade do Texas, é provável que o inseto seja descendente das primeiras formigas que povoaram a Terra.

O artrópode de três milímetros de comprimento foi batizado com o nome de "Martialis heureka" ("descoberta marciana") por estar adaptado a viver debaixo da terra e tem grandes mandíbulas para capturar sua presa.

Segundo Rabeling, a descoberta ajudará os biólogos a compreender a biodiversidade e evolução das formigas, que são insetos abundantes e ecologicamente importantes.

"Esta descoberta sugere que existe um enorme caudal de espécies, talvez de grande importância evolutiva, ainda ocultas nas selvas", afirmou o biólogo.

Ele acrescentou que coletou a nova espécie de formigas quando analisava restos de folhas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Manaus.

As formigas iniciaram sua evolução a partir das vespas há 120 milhões de anos, segundo os cientistas. EFE ojl/db