Nos pés, verão terá influência hippie-chique Por Amanda Valeri São Paulo, 10 (AE) - A tendência hippie-chique vai dominar os pés das brasileiras na estação mais quente do ano. A 40ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que terminou no último dia 04 no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, mostrou que o verão terá sapatos democráticos e confortáveis.

Os caminhos ensolarados serão trilhados pelas sandálias polainas e gladiadoras, pelos saltos altos e grossos e por muita sapatilha e rasteirinha.

O universo dos anos 70 predominou nas coleções da maioria das marcas expostas na Francal. Franjas, materiais naturais, pedrarias, flores, muitas texturas de bichos e listras coloridas surgiram nas peças expostas nos estandes das marcas. A aposta da maioria das grifes é o modelo gladiador, inspirado nos calçados dos gregos e romanos, que aparece em três versões: com saltos altos e grossos, nas plataformas e até nas rasteirinhas.

Da empresa Calçados Beira Rio S/A, a grife Vizzano mostrou sua coleção de verão 2009 condicionada pelo visual natural chique, com florais aquarelados, patchworks e vernizes perolizados. Laços, topes, pedras e estampas de serpentes dominaram as sandálias de saltos finos e grossos, sapatilhas e rasteirinhas. A grande novidade da empresa está relacionada ao tradicional modelo Moleca, marcado por simplicidade e conforto. Na estação mais quente do ano, ela virá totalmente repaginada e moderna. As sapatilhas terão tecidos florais com hibiscos e o neoprene (material utilizado nas roupas de surf) chegará junto com a lycra. As cores são vibrantes: turquesa, pink, verde, vermelho, amarelo e laranja.

A Via Uno apostou na mistura do hippie com o folk, étnico e vintage. O estilo bohemian veio no passo das plataformas com ares setentinha e nas rasteiras "gladiadoras". O tom romântico da coleção apareceu nas sandálias de saltos finos em tons metálicos. Summer boots, escarpins, sapatilhas e peças no formato peep-toe também compuseram o portfólio da marca.

Os diversos momentos e estilos de vida das mulheres - irreverência, festa, delicadeza, sensualidade e conforto total - foram as principais balizas da Ramarim para criar sua coleção de verão 2009. As sandálias e peep-toes têm tiras mais largas e com a parte traseira fechada. Os scarpins aparecem com detalhes metalizados, strass e pedras e as sapatilhas vêem com bico mais arredondado. As anabelas ganham solado de cortiça e formato mais cônico. Os destaques da coleção são os sapatos meia-pata e o salto vírgula. As cores são vibrantes (coral, laranja, avermelhados e tons de violeta) e mesclam com o verniz tie-dye e com os materiais de cobra e de vegetal.

DE OLHO NO MEIO AMBIENTE
O mundo dos calçados ganha nova responsabilidade. Além do conforto, a indústria calçadista mostra que as peças estão ecologicamente corretas. Fibra de bambu, jutas, pneus, lonas de caminhão recicladas algodão orgânico e fio de garrafa pet são as matérias-primas dos modelos apresentados pela Tuitá na 40ª Francal. Botas, sapatênis e chinelos formam o portfólio da grife antenada na moda e que não deixa de lado a preservação da natureza. A Góoc, empresa que aposta na reciclagem de pneus, trouxe às passarelas urbanas a linha "Fine", que traz modelos com pontos massageadores no solado. As tiras surgem em cores vibrantes, como o prata, o rosa, o lilás e o berinjela. O estilo gladiador também aparece na coleção da grife, com tiras mais elásticas e, claro, o solado de pneu reciclado.

FEIRA NO PARANÁ
Entre os dias 20 e 24 de julho será realizada em Cianorte, no Paraná, a 22ª Feira de Exposição do Setor das Indústrias de Confecções (Expovest), que exibirá as novidades de 450 confecções da região para o verão 2009. A organização espera receber cerca de 35 mil visitantes e seis mil compradores nacionais e internacionais durante os cinco dias de exposição. Quanto aos negócios, os organizadores estimam faturar R$ 20 milhões com a comercialização de um milhão de peças, o que representará um crescimento de 20% no volume de negócios. O evento ocorrerá em quatro localidades: nos shoppings Uninvep, Dallas Modas, Rua da Moda e Cia Vest Mercosul.

FIQUE ESPERTA!
Com qual sapato eu vou? Os diversos modelos de calças desta temporada causam quase que um colapso na cabeça das mulheres na hora da escolha dos calçados.

- As calças afuniladas devem ser usadas, de preferência, com modelos de saltos finos e altura mediana. Outra boa escolha é a sapatilha (que continuará forte no verão);

- Já as retas, principalmente as de corte de alfaiataria, é um modelo mais democrático: pode ser usada tanto com sapatilhas ou saltos de todos os formatos (fino, nem tão fino, mais grosso). O escarpim é o companheiro ideal;

- As calças boca-de-sino, típicas dos anos 70, merecem um cuidado especial: só devem caminhar por ai ao lado de sapatos com saltos grossos.

- As poderosas pantalonas podem desfilar pelas ruas com plataformas, rasteirinhas, sapatos com modelagem masculina e até com saltos finos;

- As sapatilhas - fechadas ou com furo nos dedos, com ou sem salto - são as mais indicadas para as calças esportivas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.