Norte e Nordeste voltam a ter chuvas nesta segunda-feira

BRASÍLIA - As áreas de instabilidade deixam o tempo com muitas nuvens e ocorrerão pancadas de chuva em quase todo o País, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Há chance de chuva localmente forte entre o Norte e o Nordeste do Brasil, regiões mais atingidas pelas enchentes nas últimas semanas.

Agência Estado |

Também há possibilidade de temporais no Mato Grosso, centro-norte de Goiás, Distrito Federal, noroeste de Mato Grosso do Sul e norte de Minas, principalmente em algumas cidades do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, norte e leste da região Nordeste.

AE
Criança brinca em região alagada pelas chuvas no Amazonas

Há condições para chuva isolada na faixa litorânea do Espírito Santo, devido à convergência de umidade. O deslocamento de uma frente fria pelo oceano causará instabilidade no Rio Grande do Sul.

Na área de fronteira com o Uruguai, as pancadas de chuva deverão ocorrer já pela manhã, nas demais áreas do Rio Grande do Sul as chuvas ocorrem a partir da tarde. Ainda há chance de nevoeiros localizados na região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais.

Baixas temperaturas

O fim de semana foi marcado por recordes de frio. Os Estados do Sul registraram as madrugadas mais geladas do ano, até agora, com temperaturas muito próximas ou mesmo abaixo de zero. Várias áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul tiveram não só a madrugada mais fria, mas também a tarde mais fria do ano neste fim de semana.

A partir desta segunda-feira, a temperatura sobe em todo o centro-sul com o enfraquecimento da massa polar. A sensação ainda será de um pouco de frio à noite e no início da manhã, mas não tanto quanto no fim de semana.

Ao longo desta semana, o centro-sul do Brasil vai sentir as consequências da passagem desta massa polar. O frio diminui, mas os níveis de umidade também. 

Os índices de umidade relativa do ar podem ficar até abaixo dos 20% no período da tarde em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, do norte e do oeste de São Paulo, do interior do Paraná, do sul de Goiás e do Triângulo Mineiro. Outro problema esta semana será o nevoeiro no começo da manhã, reduzindo a visibilidade nas estradas e nos aeroportos.

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasfrioprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG