Norovírus causa surto de diarreia em Olímpia

Os casos de diarreia registrados em Olímpia, cidade localizada a 434 km de São Paulo, foram causados pelo norovírus, transmitido por meio de água e alimentos contaminados. O nome do vírus foi divulgado nesta sexta-feira pela prefeitura com base nos primeiros resultados das análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz.

Agência Estado |

No litoral, onde houve aumento de casos de diarreia neste ano em comparação com 2009, os médicos têm tratado os pacientes como se estivessem com virose, embora ainda não saibam qual é o vírus.

Ontem, o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, falou pela primeira vez em surto de diarreia, destacando ser um evento "comum nesta época do ano e que ainda não se sabe a causa". "(O surto) começou no litoral e está indo para o interior", afirmou.

Segundo o infectologista da Unesp Carlos Magno Fortaleza, o Programa de Monitoramento de Doenças Diarreicas Agudas, da Vigilância Sanitária, tem registrado índice de casos acima do esperado até para o verão.

Ele também afirma que o norovírus é um dos principais causadores de diarreia. "É possível que ele também seja o responsável pelos surtos no litoral e em outras cidades do interior", diz Fortaleza.

O Instituto Adolfo Lutz está analisando material enviado pelas cidades de Ubatuba, Praia Grande e Guarujá. Segundo a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o governador José Serra determinou que a Sabesp redobre a vigilância sobre a água distribuída na região. Ontem, a Cetesb colheu amostras da água do mar no Guarujá e em Santos.

Em Olímpia, a análise do Adolfo Lutz foi feita com amostras de pacientes contaminados e de alimentos servidos em restaurantes. O município registrou 446 casos desde 30 de dezembro. Quatro pessoas estão internadas e outras dez notificações foram feitas ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre: diarreia

    Leia tudo sobre: diarreiadiarréia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG