Nordeste e Sul do País devem ter carnaval de sol e calor

Regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste terão tempo mais instável entre o sábado e a terça-feira de carnaval

iG São Paulo | 03/03/2011 16:30

Compartilhar:

Uma frente fria avança lentamente pelo litoral do Sudeste nesta sexta-feira e favorece a formação de muitas nuvens carregadas sobre grande parte da região durante os primeiros dias de carnaval. Já no Sul do País, o carnaval começa com muito sol, tempo seco e tardes quentes, informa a agência Climatempo.

Na região Centro-Oeste, o fim de semana de carnaval será de sol, calor e pancadas de chuva na maior parte da região. No Nordeste, a possibilidade de chuva é pequena no litoral baiano, no Recôncavo, na Chapada Diamantina, em Sergipe e em Alagoas. A previsão inicial indica dias com muito sol durante os dias de folia.

Na região Norte, o carnaval 2011 deve ser com tempo muito instável no Amapá, no norte do Pará, incluindo Belém, devido à atuação da zona de convergência Intertropical.

Confira abaixo como fica a previsão do tempo detalhada para todas as regiões:

Região Sudeste

No sábado, a previsão é de tempo nublado e chuvoso em grande parte de Minas Gerais, inclusive na região da Grande Belo Horizonte e no Espírito Santo. Há risco de chuva forte e volumosa. No Rio de Janeiro, no sul, na zona da mata e no triângulo de Minas Gerais, no norte e no litoral de São Paulo e nas áreas paulistas do Vale do Paraíba, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O sol aparece forte e não chove nas demais áreas de São Paulo.

No domingo, o céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no norte capixaba e mineiro e nos vales dos Rios Doce e Jequitinhonha em Minas Gerais. Aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia nas demais áreas capixabas, no norte fluminense, no leste mineiro e na Grande Belo Horizonte. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, no norte de São Paulo e no sul e na zona da mata de Minas, faz sol e chove à tarde. Ar seco nas demais áreas paulistas, inclusive na capital.

Na segunda-feira, o tempo fica instável, com aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais, inclusive sobre a Grande Belo Horizonte. O sol aparece e não chove no sul, no centro-oeste e no leste de São Paulo, inclusive na capital, no litoral, na região de Sorocaba e nos Vales do Paraíba e do Ribeira. Ar mais seco também na região do Grande Rio, nas região dos Lagos no Rio de Janeiro e na Costa Verde. Sol e chuva à tarde nas demais áreas fluminenses e paulistas e no sul, na zona da mata e no triângulo de Minas Gerais.

Na terça-feira, o sol aparece forte e não chove no sul e no litoral de São Paulo, nas regiões dos Lagos e da Costa Verde no Rio de Janeiro e na região do Grande Rio. Acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. Na capital e nas demais áreas de São Paulo, nas outras áreas do Rio de Janeiro e no sul e na zona da mata mineira, o sol aparece forte, as nuvens aumentam durante a tarde e acontecem pancadas de chuva.

Região Nordeste

No sábado de carnaval, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no sul e no oeste da Bahia, no Planalto da Conquista, em grande parte do Maranhão e nas áreas litorâneas entre o Piauí e o Estado de Pernambuco. Nas demais áreas da Região Nordeste, sol forte, aumento de nuvens e pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia. Faz calor em todas as áreas.

No domingo o tempo fica instável, com céu nublado e chuva que pode ser forte e volumosa no sudoeste baiano, no sul da Bahia e no Planalto da Conquista. O sol aparece e chove de forma rápida em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.

Na segunda-feira, o sol aparece forte e chove de forma rápida nas áreas de sertão e agreste do Nordeste. Nas demais áreas da Região o sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes no decorrer do dia.

Na terça-feira, o tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e várias pancadas de chuva sobre a maior parte da região Nordeste. Nas áreas de Sertão e Agreste o sol aparece mais forte e chove apenas de forma rápida.

Região Sul

No sábado de carnaval, a previsão é de sol entre muitas nuvens e chuve no decorrer do dia no Vale do Itajaí, em Santa Catarina e no litoral paranaense e catarinense. Nas demais áreas do Sul, sol forte, calor à tarde e sem previsão de chuva.

No domingo de carnaval acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove de forma rápida no decorrer do dia no litoral paranaense e catarinense e no Vale do Itajaí em Santa Catarina. Nas demais áreas da região Sul o ar mais seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva.

Na segunda-feira o céu fica com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove rápido no decorrer do dia no litoral do Paraná e no leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre e em Florianópolis. O predomínio é de ar seco nas demais áreas da região.

Na terça-feira, áreas de instabilidade provocam chuva no decorrer do dia que intercala com aberturas de sol entre muitas nuvens no leste de Santa Catarina e nas serras e na capital do Rio Grande do Sul. No norte gaúcho e nas demais áreas catarinenses e paranaenses o sol aparece forte, algumas nuvens se formam, mas não chove. Sol com aumento de nuvens e chuva à tarde nas demais áreas do Rio Grande do Sul.

Região Centro-Oeste

No sábado, áreas de instabilidade associadas com o tempo abafado espalham muitas nuvens sobre Goiás, sobre Mato Grosso, sobre o Distrito Federal e sobre o centro-norte de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande. Nestas áreas acontecem algumas aberturas de sol, mas chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul o ar mais seco avança e deixa o tempo firme e ensolarado.

No domingo, no Distrito Federal, em Goiás e em Mato Grosso as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e intercalam com aberturas de sol entre muitas nuvens. No norte de Mato Grosso do Sul o sol aparece forte e chove à tarde. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande o dia será ensolarado e sem chuva.

Na segunda-feira, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e acontecem várias pancadas de chuva ao longo do dia em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. No sul de Mato Grosso do Sul o predomínio é de uma massa de ar mais seco que deixa o tempo aberto. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital o sol aparece forte e chove a partir da tarde por causa do tempo abafado.

Na terça-feira, o dia fica ensolarado e seco no sul de Mato Grosso do Sul. Em Goiás, em Mato Grosso, no Distrito Federal e no norte de Mato Grosso o sol aparece entre muitas nuvens e acontecem várias pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital, o sol aparece forte e chove à tarde.

Região Norte 

No sábado, o ar quente e úmido predomina sobre todas as áreas do Norte do Brasil. O sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia. Faz calor e por conta do ar úmido, a sensação é de abafamento.

No domingo, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia sobre Região Norte por causa do tempo abafado.

Na segunda-feira, o tempo fica instável sobre todos os Estados da região Norte. No decorrer do dia acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e acontecem várias pancadas de chuva. Há risco de chuva forte principalmente durante a tarde.

Na terça-feira, acontecem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia na região Norte. Há risco de chuva forte especialmente a partir da tarde por causa do tempo abafado.

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã

    Trânsito Agora

    Ver de novo