Nobel de Literatura será anunciado na próxima semana

ESTOCOLMO ¿ A anúncio dos Prêmios Nobel terá início a partir da próxima segunda-feira e o vencedor do Nobel de Literatura será revelado na quinta-feira, dia 9 de outubro, informou a Academia Sueca, enquanto os boatos sobre possíveis vencedores não param de circular.

Redação com agências internacionais |

Francês Jean-Marie Gustave Le
Clézio é nova aposta do prêmio/ AFP

Entre os mais citados como eventuais premiados estão Jean-Marie Le Clézio (França), Amos Oz (Israel), Philip Roth (Estados Unidos) e Haruki Murakami (Japão), mas a Academia mantém silêncio total, já que suas deliberações acontecem a portas fechadas. O secretário permanente da Academia Sueca, Horace Engdahl, fará o anúncio do vencedor na quinta-feira, em Estocolmo, às 13h locais (8h de Brasília).

O nome do romancista francês Le Clézio circula com insistência nos círculos literários suecos, mas todos admitem que não passam de especulações. "Desta vez, acredito que pode ser Le Clézio. É minha intuição", afirmou Maria Schottenius, editora do caderno cultural do principal jornal sueco, Dagens Nyheter.

Schottenius também destacou outras possibilidades, como a romancista alemã de origem romena Herta Müller ou o poeta sul-coreano Ko Un. Como a América Latina foi esquecida nos últimos anos também são citados o peruano Mario Vargas Llosa e o mexicano Carlos Fuentes. Outros lembram que há algum tempo a poesia não é premiada, o que pode decidir o vencedor.

Como no ano passado, o site de apostas Landbrokes aponta o ensaísta italiano Claudio Magris como principal favorito, superando Adonis (pseudônimo do poeta sírio Ali Ahmad Said), Amos Oz e a romancista e poetisa americana Joyce Carol Oates. No último lugar da lista, com uma chance em 150, está o cantor e letrista norte-americano Bob Dylan.

O valor do prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (1,02 milhão de euros). No ano passado, o prêmio foi concedido à romancista britânica Doris Lessing, uma surpresa para os apostadores.

Alfred Nobel, que fez fortuna ao inventar a dinamite, criou os prêmios para a paz, a literatura e várias ciências em seu testamento, em 1895. Os prêmios foram entregues pela primeira vez em 1901 e um prêmio adicional, para a economia, foi estabelecido em memória de Nobel, em 1968.

Veja a seguir as datas de anúncio dos prêmios, que, com exceção do Nobel da Paz, divulgado em Oslo, são anunciados em Estocolmo:

- Segunda-feira, 6 de outubro: Medicina
- Terça-feira, 7 de outubro: Física
- Quarta-feira, 8 de outubro: Química
- Quinta-feira, 9 de outubro: Literatura
- Sexta-feira, 10 de outubro: Paz
- Segunda-feira, 13 de outubro: Economia

* Com AFP e Reuters

Leia mais sobre: Nobel de Literatura

    Leia tudo sobre: nobel de literatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG