No Rio, mau tempo causa mais um acidente; em Vitória, recorde de chuvas em novembro

RIO DE JANEIRO ¿ As fortes chuvas causaram mais um acidente em Rio Bonito, na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. Na tarde desta sexta-feira, uma encosta desabou destruindo uma casa no bairro do Boqueirão. Só não houve feridos porque o Corpo de Bombeiros removeu um grupo de moradores do local, momentos antes do acidente. Cerca de duas mil casas correm o risco de desabar.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico Segundo dados da Defesa Civil municipal, estima-se que 1.200 estejam desalojadas, 40 desabrigadas e duas mortas. A prefeitura criou uma conta corrente no Banco do Brasil, número 15602-7 (agência 0627-0), para receber doações com o objetivo de ajudar as vítimas.

A Defesa Civil da capital enviou 300 quilos de alimentos, como feijão, arroz e macarrão, para a cidade da Baixada Litorânea. Ainda assim, a prefeitura pede que se possível, sejam doados roupas de cama, roupas para crianças, alimentos, leite em pó e colchão.

Divulgação
RB

Deslizamento de terra em Rio Bonito destruiu uma casa

Voluntários estão sendo convocados pela Defesa Civil de Rio Bonito para apoiar os trabalhos durante a situação de emergência. Médicos, enfermeiros, técnicos, telefonistas e demais interessados em ajudar, devem procurar o órgão municipal.

Para ajudar os necessitados tanto de Rio Bonito, quanto de Santa Catarina, deve procurar os seguintes locais:

  • Núcleo da Defesa Civil em Irajá (XIV R.A.)
    Avenida Monsenhor Félix, 512 ¿ Irajá
  • Núcleo da Defesa Civil no Méier (XIII R.A.)
    Rua Vinte e Quatro de Maio,  931 ¿ Méier
  • Núcleo da Defesa Civil em Pedra de Guaratiba
    Rua Belchior da Fonseca, s/nº - Pedra de Guaratiba
  • Núcleo de Defesa Civil na Barra da Tijuca (XXIV R.A.)
    Avenida Ayrton Senna, 2001 - Barra da Tijuca
  • Núcleo de Defesa Civil na Pavuna (Coord. de Área da Zona Norte)
    Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576 ¿ Guadalupe
  • Coordenadoria de Área (Subprefeitura) ¿ Copacabana
    Avenida Epitácio Pessoa, 3000 ¿ Parque da Catacumba ¿ Lagoa
  • Coordenadoria de Área (Subprefeitura) ¿ Ilha do Governador
    Rua Orçadas, 435 ¿ Ilha do Governador
  • Administração Regional de Inhaúma
    Rua Adhemar Bebiano, 3151 ¿ Inhaúma

Vitória

O município de Vitória, capital do Espírito Santo, registrou um recorde histórico de chuvas no mês de novembro: 630 milímetros. Conforme as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, foram registrados 630 milímetros de chuva em Vitória, do dia primeiro até as 10 horas de hoje.

E a previsão para esse final de semana também é de chuvas fortes, segundo informou a empresa Climatempo.

O total de chuva acumulado este mês já é recorde histórico, de acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. "Nunca choveu tanto em um mês na capital capixaba", afirmou. Oito municípios do Espírito Santo entraram em Estado de Emergência em função dos alagamentos, enchentes e desmoronamentos causados pelo excesso de chuvas em novembro.

De ontem para hoje, a chuva caiu forte de novo em Linhares, que registrou cerca de 62 milímetros. O total acumulado no mês atinge 300 milímetros, até o momento, 60% acima da média. Em São Mateus também choveu forte e acumulado chegou a 60 milímetros. Este mês já choveu cerca de 320 milímetros em São Mateus, o dobro do normal.

Balanço RJ X ES

Ao todo, passam de 2.000 o número de pessoas desalojadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em relação aos desabrigados, são 833 pessoas segundo último levantamente da Defesa Civil estadual.

No Espírito Santo, de acordo com Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), já foram contabilizados 336 desabrigados e 450 desalojados no território capixaba. 

A Sedec enviou ajuda humanitária para o Estado , nesta sexta-feira. Foram mandados 2.500 cobertores, toalhas, travesseiros e mosquiteiros, 1 mil kit de limpeza e desinfecção e 30 rolos de lona para abrigos.

Leia mais sobre: chuvas

*Colaborou: Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG