No rádio, Lula destaca investimentos em ensino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o País necessita de uma cara nova por meio de investimentos em educação. No programa semanal de rádio Café com o Presidente que foi ao ar hoje, Lula afirmou que, com a aplicação no ensino, o Brasil fará os avanços importantes para virar uma potência econômica.

Agência Estado |

Ele recordou a abertura de 78 escolas técnicas, na semana passada. Lula reafirmou que, até o fim de 2010, 354 estabelecimentos públicos de ensino técnico serão inaugurados - até hoje, há 141. "Ainda é pouco diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação - sobretudo, no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude", afirmou, ao salientar a expectativa de 500 mil alunos inscritos nessas escolas até dezembro.

O presidente também fez um balanço da viagem a Porto Alegre, para a inauguração da Ceitec S.A., que abrigará a primeira fábrica de circuitos integrados (chips) da América Latina. Segundo Lula, a empresa marca a história da inovação, e colocará o Brasil em condições de concorrer num mercado de ponta.

"É uma coisa extremamente importante. O governo federal colocou, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), R$ 400 milhões para que essa fábrica pudesse ser inaugurada. Essa fábrica, ela é uma espécie de coração novo no Brasil. A coisa mais extraordinária é que, em 60 dias, nós conseguimos trazer de volta para o Brasil praticamente cem engenheiros para trabalhar nessa fábrica, pessoas que estavam trabalhando no exterior, pessoas que são altamente qualificadas e que estavam, por falta de oportunidades, trabalhando no exterior, regressaram ao Brasil e estão trabalhando na nossa fábrica de chips", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG