No Estado do Rio, bilhete único é mais barato do que em São Paulo

Estado de São Paulo ainda não possui bilhete intermunicipal, mas tem bilhete com duração de 8h nos finais de semana e feriados

iG Rio de Janeiro |

O Estado do Rio de Janeiro, além do bilhete único intermunicipal, terá a partir do dia 30 de outubro o bilhete único no município, que permanecerá com o mesmo valor do bilhete entre municípios: R$2,40. O bilhete único carioca, como será chamado, possibilitará o pagamento de uma só viagem entre dois ônibus  se for usado em até duas horas.

A partir do dia 30 de novembro ocorrerá a integração com os outros transportes, ou seja, o bilhete carioca também poderá ser usado entre os ônibus, o metrô, os trens e as barcas.

Ele será trinta centavos mais barato do que o bilhete único usado na capital paulista, que desde maio de 2004 passou a ser usado em ônibus, sendo o primeiro no País. De acordo com a assessoria da secretaria de Transportes de São Paulo (Sptrans), a integralização de todos os veículos de transportes públicos na capital (metrô, ônibus e trem), ocorreu em setembro de 2006.

No entanto o estado de São Paulo ainda não possui bilhete único intermunicipal - o que o estado do Rio usa desde fevereiro deste ano.

A secretaria de Transportes do Rio de Janeiro afirmou que os usuários que quiserem adquirir o benefício deverão fazer um cadastro no site do bilhete único  , onde já é realizado o cadastro para o bilhete usado em viagens entre municípios. No entanto o cadastramento para o bilhete municipal ainda não está disponível. De acordo com a secretaria, a data de abertura para a solicitação deverá ser divulgada até o dia 17 desse mês.

Quem já possui o bilhete intermunicipal não precisará fazer um novo cadastro para  ter o municipal. 

O bilhete intermunicipal já beneficiou cerca de 1,2 milhão de usuários. A secretaria de transportes do Rio não divulgou uma estimativa de quantas pessoas serão beneficiadas com o bilhete municipal, mas sem dúvida, serão os moradores da zona oeste da cidade que demoram quase duas horas para chegar ao centro do Rio.

Bilhete Único em São Paulo já beneficiou quase 15 milhões de usuários

Desde que na capital paulista foram integrados ônibus, Metrô e Trem, cerca de 14,3 milhões de passageiros por dia utilizam o bilhete, dos quais cerca de 1,1 milhão usam a integração entre ônibus, metrô e ferrovia.  

A partir de julho do ano passado, o Bilhete Único Comum passou a valer por três horas. Os demais Bilhetes: Vale Transporte, Bilhete Estudante e Mãe Paulistana valem por duas horas.

Em março de 2008, a Prefeitura criou o "Bilhete Amigão", no qual os usuários podem fazer até quatro integrações em um período de oito horas aos domingos e feriados, pagando somente uma tarifa, de R$ 2,70.

O Bilhete Único é municipal e aceito em toda a frota de 15 mil onibus da cidade, concessionários (empresas) e permissionários(cooperativas).

    Leia tudo sobre: BILHETE ÚNICORIO DE JANEIROSÃO PAULO

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG