No Dia Sem Carro, São Paulo não amplia oferta de transporte

São Paulo participa nesta terça-feira pela terceira vez do Dia Mundial Sem Carro, mas sem oferecer condições ideais para que as pessoas optem por deixar o carro em casa e, no lugar, possam caminhar, andar de bicicleta e, principalmente, usar o transporte público. E por isso a adesão ao evento não deve ser expressiva.

Agência Estado |

Como não foi aumentada a quantidade de ônibus e trens, o transporte público só conseguiria absorver 16% dos usuários de automóveis nos horários de pico, se toda a frota circulante de 3,5 milhões parasse.

A São Paulo Transportes (SPTrans), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Companhia do Metropolitano (Metrô) não montaram nenhuma programação especial para a data e vão circular com a mesma frota. A alegação é que não está previsto um aumento significativo na demanda por causa da data. A prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, colocou cerca de mil ônibus a mais nas ruas.

Portanto, o Dia Mundial Sem Carro será comemorado com timidez na capital paulista. Diferentemente do Rio, onde a administração municipal organiza eventos, em São Paulo a data será marcada por três iniciativas da sociedade civil.

No Parque do Ibirapuera, representantes do Instituto Akatu de Consumo Consciente montaram um carro de lona e devem distribuir panfletos aos frequentadores. Ao lado do Conjunto Nacional, o Movimento Nossa São Paulo vai ocupar o espaço de três vagas de Zona Azul e ocupá-las com grama, pufes e sofá para que pareçam uma varanda. E à noite os chamados "cicloativistas" organizarão a bicicletada, com saída da Avenida Paulista, às 20 horas.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) não quis comentar a programação da data e informou que o assunto deveria ser tratado com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente - que, por sua vez, divulgou as atividades organizadas pela sociedade civil e relembrou as ações dos anos anteriores.

Leia mais sobre: Dia Mundial Sem Carro

    Leia tudo sobre: dia mundial sem carro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG