Na mensagem encaminhada ao Congresso para a abertura do Ano Legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço da atuação do seu governo na área internacional. Ele destacou a importância da missão de paz do Brasil no Haiti, iniciada em 2004, e a assistência emergencial prestada após o terremoto de 7,0 graus na Escala Richter que atingiu a pequena nação caribenha e destruiu a capital Porto Príncipe, em janeiro.

Na mensagem, o presidente mostrou que o Brasil foi contra o protecionismo econômico das nações desenvolvidas. Disse também que a política anticíclica adotada pelo País foi mais adequada que a de outros, uma vez que pôde reativar a economia.

Lula também comemorou o fato de o Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede da Olimpíada de 2016. "Fomos o primeiro país sul-americano a sediar os jogos olímpicos", afirmou o presidente, no texto lido pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG).

Ambiente

O presidente abordou ainda a questão do desmatamento da Amazônia. "No âmbito da sustentabilidade ambiental, em 2009 tivemos o menor índice de desmatamento da Floresta Amazônia em vinte anos", disse. Ele encerrou a mensagem ressaltando a importância de os três Poderes da República trabalharem em conjunto para que o crescimento conquistado nos últimos anos seja duradouro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.