No aeroporto de Brasília, funcionários da Gol usam máscaras para prevenir gripe A

Brasília - Funcionários da empresa Gol Linhas Aéreas que trabalham no Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek receberam nesta sexta-feira máscaras para prevenção da gripe A H1N1. Segundo um dos funcionários, que já estava com a máscara, a orientação da empresa foi para que todos os que estivessem trabalhando na recepção dos passageiros se protegessem.

Agência Brasil |

A precaução da companhia aérea causou preocupação em alguns clientes. Sandra Santana, que foi embarcar dois filhos para uma viagem ao Rio de Janeiro, assustou-se com a cena. Isso preocupa muito. Ainda não temos muitas informações sobre a doença e [ ver ] os funcionários usando a máscara preocupa muito, disse à Agência Brasil.

Já servidora pública Ângela Carvalho decidiu se prevenir contra a gripe suína e optou por  usar uma máscara durante o vôo que fez de Belo Horizonte a Brasília hoje, por volta das 11h. Foi idéia minha, por prevenção. A gente que vai pegar avião não sabe de onde as pessoas estão vindo. Achei melhor prevenir, afirmou. De acordo com Ângela, mais quatro pessoas usaram máscaras durante o vôo.

A chefe do posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no aeroporto de Brasília, Nilva Teixeira, informou que apenas os funcionários do órgão que fazem a inspeção nos vôos internacionais foram orientados a usar máscaras durante o trabalho. Não há, segundo ela, determinação da Anvisa para que as companhias aéreas façam uso da proteção.

As empresas devem orientar seus funcionários a usarem as máscaras para a segurança do pessoal. Mas não há nenhuma determinação da Anvisa, reforçou Ângela, ao lembrar que ainda não há risco iminente da doença no país.

No posto da Anvisa no aeroporto de Brasília, os passageiros podem encontrar panfletos com informações sobre a gripe suína. Além disso, durante o final de semana, aqueles que tiveram dúvidas podem encaminhar perguntas para o endereço eletrônico cvspafdf@Anvisa.gov.br ou telefonar para o Disque Saúde (0800611997).

Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:


Leia mais sobre:
gripe H1N1

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG