TERESINA ¿ As chuvas não dão trégua no Piauí. Em Teresina, o rio Poti já está com 14 metros acima do nível normal, alagando ruas e invadindo casas, deixando milhares de desabrigados.

Até a noite de ontem, mais de 600 famílias já haviam sido socorridas pelo Corpo de Bombeiros. O nível do rio Parnaíba também subiu, chegando a quatro metros acima do normal.

Até o último sábado, 32 cidades piauienses haviam decretado situação de emergência por conta das chuvas. Em Valença do Piauí, a barragem Mesa de Pedra transbordou e está causando prejuízos para moradores e agricultores, que tiveram suas lavouras destruídas pelas águas.

A chuva castiga outros estados do Nordeste. O governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade pública em 33 municípios. Na Paraíba, as barragens Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e Acauã, em Itatuba, transbordaram.

O nível do rio Paraíba também subiu, causando inundações. Em Pernambuco, a região mais prejudicada é o Sertão, onde também há centenas de desabrigados.

Para atender as milhares de famílias desabrigadas no Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma medida provisória para o Congresso Nacional, neste final de semana, destinando R$ 703 milhões para ações emergenciais na região.

Leia mais sobre o Nordeste

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.