Entenda a operação Satiagraha da Polícia Federal Ricardo Kotscho: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2008/11/11/justica-pf-e-abin-uma-guerra-civil/ target=_topJustiça, PF e Abin, uma guerra civil?" / Entenda a operação Satiagraha da Polícia Federal Ricardo Kotscho: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2008/11/11/justica-pf-e-abin-uma-guerra-civil/ target=_topJustiça, PF e Abin, uma guerra civil?" /

Ninguém está imune a investigações, diz Lula sobre operação Satiagraha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que nem o presidente da República, nem policiais federais estão imunes às investigações da Polícia Federal (PF), numa referência à apuração que está sendo feita sobre os envolvidos na Operação Satiagraha. Se a Justiça determinou que a Polícia Federal investigue gente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), ela vai investigar, como investiga tanta gente do Brasil, afirmou o presidente, em entrevista em Roma. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/08/entenda_a_operacao_satiagraha_da_policia_federal_1426230.htmlEntenda a operação Satiagraha da Polícia Federal Ricardo Kotscho: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2008/11/11/justica-pf-e-abin-uma-guerra-civil/ target=_topJustiça, PF e Abin, uma guerra civil?

Agência Estado |

Ele comentou a apuração que está sendo feita sobre suposta irregularidade na utilização de agentes da Abin durante a operação da PF. "Quem acha que por ter um pouco de poder - pode ser um presidente ou um policial - está imune às investigações, não está. Essas pessoas que cometeram ilegalidade terão que ser investigadas. A única forma de as pessoas não serem investigadas e não terem seus nomes nas manchetes dos jornais é procederem corretamente", disse.

Inquérito

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta terça-feira que a segunda parte da operação Satiagraha já está concluída e vai ser encaminhada "imediatamente" à Justiça. Apesar do envio do material produzido pela nova equipe da Polícia Federal, que substituiu o delegado Protógenes Queiroz e que está refazendo o inquérito, Tarso informou que os policiais vão continuar trabalhando, e devem apresentar outras partes da Satiagraha em breve.

"O que eu posso dizer sobre esse inquérito do [Daniel] Dantas [preso na Satiagraha] é que um já está em andamento na Justiça, outro deverá estar em andamento imediatamente porque o trabalho já está finalizado, e outros ainda virão", disse.

Tarso ainda frisou que a Satiagraha não fica prejudicada devido à mudança no comando do inquérito. Pelo contrário, o ministro alegou que os elementos probatórios perderam seus "vícios", deixando o inquérito mais consistente.

Leia mais sobre: Satiagraha

Leia também

    Leia tudo sobre: operação satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG