Niemeyer responde bem a tratamento após nova cirurgia

RIO DE JANEIRO - O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, está respondendo bem ao tratamento após passar por uma cirurgia no fim da tarde de quarta-feira. Segundo informações da assessoria do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, a equipe médica que realizou a operação para a retirada de um tumor no intestino definiu como satisfatória a cirurgia.

Redação com Agência Estado |

Agência Brasil
Oscar Niemeyer passou por 2ª cirurgia
Às 18h, Niemeyer permanecia no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital em observação. Ele está lúcido, mas respira com ajuda de aparelhos.

O arquiteto foi internado no dia 23 de setembro com dores abdominais. Após exames, foi constatado colecistite aguda, que é o comprometimento da vesícula biliar. Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático no dia seguinte.

Ele vinha mostrando boa evolução no período pós-operatório quando apresentou sangramento intestinal, sem relação ao problema anterior. Os exames diagnosticaram tumor de cólon, que foi retirado, após três horas de procedimento. Ainda não há previsão de alta.

O arquiteto completará 102 anos no dia 15 de dezembro. Ele é pioneiro na arquitetura moderna do Brasil, explorando o concreto armado. Entre os tantos projetos que o levaram à fama internacional estão o de Brasília; o do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Leia mais sobre: Oscar Niemeyer

    Leia tudo sobre: cirurgiaoscar niemeyer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG