RIO DE JANEIRO - Oscar Niemeyer, de 101 anos, já respira sem a ajuda de aparelhos, segundo a assessoria do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O arquiteto está internado após passar por uma cirurgia no fim da tarde de quarta-feira.

Agência Brasil
Oscar Niemeyer passou por 2ª cirurgia
Segundo informações da assessoria, a equipe médica que realizou a operação para a retirada de um tumor no intestino definiu como satisfatória a cirurgia.

Às 11h30 desta sexta-feira, Niemeyer permanecia no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital em observação. "Ele se recupera dentro do possível", informou o hospital.

Internação

O arquiteto foi internado no dia 23 de setembro com dores abdominais. Após exames, foi constatado colecistite aguda, que é o comprometimento da vesícula biliar. Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático no dia seguinte.

Ele vinha mostrando boa evolução no período pós-operatório quando apresentou sangramento intestinal, sem relação ao problema anterior. Os exames diagnosticaram tumor de cólon, que foi retirado, após três horas de procedimento. Ainda não há previsão de alta.

O arquiteto completará 102 anos no dia 15 de dezembro. Ele é pioneiro na arquitetura moderna do Brasil, explorando o concreto armado. Entre os tantos projetos que o levaram à fama internacional estão o de Brasília; o do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Leia mais sobre: Oscar Niemeyer

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.